pratica analitica
FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE ITAPIPOCA – FACEDI
QUÍMICA INORGÂNICA I
PROF. SÁVIO MAGALHÃES
ALUNO: CARLOS ALBERTO SOARES SANTOS
PRÁTICA 02 – METAIS DOS GRUPOS 1 E 2 E COMPOSTOS
1 – OBJETIVOS
1.1 – Comparar a reatividade entre metais alcalinos e alcalinos terrosos na presença de água e ar;
1.2 – Verificar algumas propriedades físicas e químicas de compostos dos Grupos 1 e 2;
1.3 – Identificar cátions de metais alcalinos e alcalinos terrosos através do teste de chama.
2 – PRÉ-LABORATÓRIO
Os metais alcalinos compreendem os elementos do Grupo 1, formando um grupo bastante homogêneo, com a química mais simples que qualquer outro grupo da Tabela Periódica. Este grupo é formado pelos seguintes metais: lítio (Li), sódio (Na),potássio (K), rubídio (Rb), césio (Cs) e frâncio (Fr). Estes metais possuem na camada eletrônica mais externa um elétron fracamente ligado ao núcleo e geralmente formam compostos univalentes, iônicos e incolores. Apesar de sua grande semelhança química, estes elementos não ocorrem juntos, principalmente por causa dos diferentes tamanhos dos íons. [Wikipédia, 2009].
São metais de baixa densidade e moles. Altamente eletropositivos e reativos. A eletropositividade destes elementos tende a crescer, no grupo, de cima para baixo caso observado do ponto de vista termodinâmico (liberação de energia), pois quanto menor, mais o elemento se hidrata, oxidando mais rápido e reagindo mais rápido, mas, se visto do ponto de vista cinético (velocidade da reação) a reatividade tende a crescer de baixo para cima, pois quanto maior os átomos, mais fácil de perder o seu elétron de valência e reagem mais rápido. Apresentam um único elétron nos seus níveis de energia mais externos (em subnível s), tendendo a perdê-lo, transformando-se em íons monopositivos: M+. [Wikipédia, 2009].
Também são sólidos metálicos maleáveis. Todos têm propriedades metálicas características, como brilho metálico prateado e altas condutividades