PRATICA QUIMICA ANALITICA
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA
QUÍMICA ANALÍTICA
EGON RODRIGUES SANTANA DOS SANTOS
RELTÓRIO DE AULAS PRÁTICAS
SALVADOR
2014
EGON RODRIGUES SANTANA DOS SANTOS
Relatório apresentado ao docente Alexandre Machado para avaliação da 1º unidade da disciplina de Química Analítica.
SALVADOR
2014
1. Introdução
A Química Analítica é a parte da Química que estuda os princípios e métodos teóricos da análise química que são úteis em todos os campos da ciência e medicina. Seus objetivos práticos consistem na determinação da composição química das espécies (elementos e/ou compostos) presentes em uma amostra.
A Química Analítica compreende a análise qualitativa e a análise quantitativa. A análise qualitativa é utilizada para determinar a identidade das espécies químicas presentes em uma amostra. Neste caso, não se está interessado na quantidade de cada substância na amostra, mas apenas saber se certas substâncias estão presentes ou ausentes. A análise quantitativa pretende determinar a quantidade de uma ou mais espécies químicas. Seus resultados são expressos em valores numéricos com indicação do que estes números representam.
2. Experimento
2.1 Apresentações das vidrarias
No primeiro contato com o laboratório, foram expostos os materiais e equipamentos que seriam utilizados ao decorrer das aulas para que pudéssemos conhecer a utilidade e o modo de manuseio de cada. A seguir decorrem-se os dados de cada um:
Becker: É de uso geral em laboratório. Serve para fazer reações entre soluções, dissolver substâncias sólidas, efetuar reações de precipitação e aquecer líquidos.
Erlenmeyer: Utilizado em titulações, aquecimento de líquidos e para dissolver substâncias e proceder reações entre soluções.
Proveta Graduada: Serve para medir e transferir volumes de líquidos. Não pode ser