seminario bursite
Bursite é a inflamação da bursa, pequena bolsa contendo líquido que envolve as articulações e funciona como amortecedor entre ossos, tendões e tecidos musculares. A bursite ocorre principalmente nos ombros, cotovelos e joelhos.
Causas
As bursas são cavidades cheias de líquido próximas a articulações, onde tendões ou músculos passam por cima de saliências ósseas. Elas auxiliam o movimento e reduzem o atrito entre as partes móveis.
A bursite pode ser causada pelo uso excessivo crônico de articulações, trauma, artrite reumatoide, gota ou infecção. Algumas vezes, a causa não pode ser determinada. A inflamação crônica pode ocorrer com lesões ou ataques de bursite repetidos.
Sintomas de Bursite
Dor nas articulações e sensibilidade ao pressionar ao redor da articulação
Rigidez e dor ao mover a articulação afetada
Inchaço, calor ou vermelhidão na articulação
Tratamento
Um médico especialista em medicina esportiva e um educador físico podem ser fundamentais para descobrir o que está causando as dores, precisa investigar, pois à bursite pode piorar muito e atrapalhar o dia e a noite.
O tratamento deve ser feito sob orientação médica e inclui o uso de anti-inflamatórios, relaxantes musculares, aplicações de gelo e redução dos movimentos na área afetada.
Exercícios fisioterápicos podem ajudar, desde que orientados por profissionais especializados. Casos mais graves podem exigir intervenção cirúrgica.
Recomendações
Deixe a área afetada descansar o máximo possível Faça aplicações de gelo no local
Procure descobrir as atividades que disparam o processo inflamatório e evite-as
Faça exercícios de alongamento, fortalecimento muscular e dos tendões ou fisioterapia apenas sob a orientação de um profissional especializado. Advertência
Pressão no peito e dor que se reflete pelos braços e costas podem ser indicativas de um problema cardíaco e não de