cancer
1- O que é bursite- É uma inflamação da bursa (camada interna da articulação do ombro) que atinge os tendões e os músculos ao redor. Muitas vezes, entretanto, a dor nessa região pode ter outras origens: artrite (doença interna das articulações) ou problemas na coluna cervical (próxima ao pescoço).
2 – O que provoca a bursite-Movimentação excessiva. Os nadadores, por exemplo, mexem bastante os braços, provocando atrito das partes moles dos tendões e músculos. As donas de casa, que passam o dia fazendo movimentos bruscos (colocam pesos em prateleiras, consertam cortinas, regam plantas e esticam o braço para alcançar objetos no alto), também são sérias candidatas à bursite. Quem já teve um derrame pode ficar com o braço mais pesado e isso facilita o desenvolvimento do problema no ombro. Pesquisas mostram ainda que a bursite, assim como outras infecções articulares, pode ter uma origem infecciosa.
3 – A dor provocada pela bursite é semelhante a de outros problemas mais sérios- Sim. É um caso típico das chamadas dores reflexas, que de repente se manifestam numa parte do corpo, mas se referem a um órgão muitas vezes distante. Quem tem problemas no coração, por exemplo, pode sentir dor no braço, principalmente no esquerdo, incluindo o ombro. 4 – Como diferenciar se a dor é sinal de bursite ou de um enfarte-No caso da bursite, a dor é proporcional ao movimento realizado. Ou seja, se a pessoa mexe o braço e a dor aumenta, provavelmente ela tem bursite. Se ao movimentá-lo, a dor continua igual, pode ser um sinal de enfarte. No caso da bursite, além da dor, quando a pessoa mexe o braço, é possível ouvir um rangido no ombro, como se faltasse lubrificação. Para diferenciar os dois problemas, é importante lembrar que o enfartevem acompanhado de uma série de sintomas: falta de ar, aumento ou diminuição dos batimentos cardíacos, dificuldade