Henri Fayol
Henri Fayol foi um dos integrantes da escola clássica de administração contribuindo para um modelo gerencial administrativo onde existem alguns deveres aplicados aos gerentes, para se obter uma administração exemplar. A utilização desse modelo é valida, até hoje, e pode ser aplicado em empresas visando á otimização geral dos papéis gerenciais organizacionais.
Fayol considerava a empresa como sistema racional de regras e autoridades que justifica sua existência na medida em que atende ao objetivo primário de fornecer valor, na forma de bens e serviços, a seus consumidores. A utilização de um modelo específico para otimizar as atividades gerenciais foi espelhado em atividades desenvolvidas na empresa onde trabalhou por mais de 30 anos, conseguindo mudar o quadro de empresa sem lucro, para bem sucedida, ao longo do seu trabalho e com a implantação do seu modelo.
O modelo criado por Henri Fayol pode ser utilizado até os dias atuais em empresas de qualquer seguimento. Ao analisar a lista de deveres de gerentes nos deparamos com vários tens que, seguidos corretamente, melhorariam e muito as organizações e suas gerencias. Henri Fayol foi um dos integrantes da escola clássica de administração contribuindo para um modelo gerencial administrativo onde existem alguns deveres aplicados aos gerentes, para se obter uma administração exemplar. A utilização desse modelo é valida, até hoje, e pode ser aplicado em empresas visando á otimização geral dos paéis gerenciais organizacionais.
Para Fayol, a administração é uma atividade comum a todos os empreendimentos humanos que sempre exigem algum grau de planejamento e organização comando, coordenação e controle.
Henri Fayol dedicou-se a construir um modelo gerencial onde, por vários anos, levou em consideração sua própria experiência de desenvolvimento nesse modelo administrativo, onde classifica alguns deveres que todos os gerentes deveriam seguir.
Os deveres dos gerentes desenvolvidos por Fayol: I