Henri fayol
Em uma época de complexidades, mudanças e incertezas, a Administração tornou-se uma das mais importantes áreas da atividade humana. Vivemos em uma civilização na qual, o esforço cooperativo do homem é a base impresindível da sociedade. A missão da Administração é a de realizar as coisas por meio das pessoas de maneira eficiente e eficaz. É uma atividade organizacional vital e indispensável na melhoria da qualidade de vida e para a solução dos problemas mais complexos que afligem a humanidade.
Henri Fayol (1841-1925) nasceu em Constantinopla, engenheiro francês um dos integrantes da Escola Clássica da Administração. Fayol foi trabalhar nas atividades de mineração e carvão e fundição de ferro do consórcio francês Commentary - Fourchambault Company, permanecendo durante sua vida inteira trabalhando na mesma empresa aposentado-se como diretor geral. A partir de suas experiências desenvolveu sua proposta de administração sendo no desenrolar do século XX um dos pioneiros teóricos da chamada Teoria Clássica da Administração.
Para Fayol, Administração é considerada como um conjunto de processos entrosados e unificados abrangendo aspectos que a organização por isso não engloba, como a previsão, comando e controle, tendo que a mesma abrange unicamente o estabelecimento da estrutura de forma estática e limitada.
A principal preocupação era aumentar a eficiência da empresa por meio da forma e disposição dos órgãos componentes da estrutura organizacional. Este define como ato de administrar em suas elementares funções que constituem o chamado processo administrativo, no qual cada qual em seu recepectivo nível desempenhe a ação de:
Conceitos da Administração - Prever: visualizar o futuro e traçar o programa em ação;
- Organizar: constituir o duplo organismo material e social da empresa;
- Comandar: dirigir e orientar o pessoal;
- Coordenar: ligar, unir e harmonizar todos os atos e todos os esforços coletivos;
- Controlar: