Henri Fayol
Henri Fayol ,frances, formado em Engenharia considerado o pai da idéia da organização estrutural das empresas por funções, e um dos teóricos clássicos da Ciência da Administração,tambem fundou a Teoria Clássica da Administração junto ao Frederick Taylor . O francês ,Henri Fayol foi dos primeiros a analisar a natureza da atividade empresarial e a definir as principais atividades como :organizar; comandar; coordenar; e controlar .Seu modelo de administração baseava-se em seis funções ou áreas: produção, comercial, contabilidade, gestão, administrativa e segurança.
Henri Fayol tambem defendeu que era possivel aplicar os principis da teoria em qualquer tipo de empresa, ou seja, comercial , industrial, religiosa, ou governamental .
Heri Fayol recebi criticas devido ao seu trabalho , como :Pouca originalidade dos princípios gerais da Administração , centralização da autoridade , denotando a influência das antigas concepções militares e eclesiásticas.
Fayol dizia que a administracao é diferente das outras funções, com isso resolveu criar 14 principias que devem ser aplicados nas gestoões :
.Unidade de direçao .Divisao do Trabalho
.Unidade de comando .Ordem
.Disciplina .Cadeia
.Autoridade e Responsabilidade .Iniciativa
.Subordinaçao dos interesses individuais da organização .Espirito de Equipe
.Equilidade .Estabilidade pessoal
.Centralização ( da autoridade no nivel superior) .Remuneração das pessoas
Com esses princípios , a Teoria Clássica prescreve quais os elementos da administracão e quais os princípios gerais que o administrador deve seguir na sua atividade.
Operações basicas da