Henri Fayol
Ele criou o Centro de Estudos Administrativos, onde se reuniam semanalmente pessoas interessadas na administração de negócios comerciais, industriais e governamentais.
Fayol desenvolveu um conjunto de "princípios de administração geral" que considerava útil para toda situação administrativa em qualquer tipo de empresa. Em seu livro ele afirma que: "A administração constitui fator de grande importância na direção dos negócios: de todos os negócios, grandes ou pequenos, industriais, comerciais, políticos, religiosos ou de qualquer outra índole.” (Fayol, p.19). Seu livro "Administração Geral e Industrial" (1916) somente foi publicado quando tinha 70 anos e está dividido em duas partes: a primeira trata da importância do ensino da administração e a segunda sobre os princípios e elementos da administração.
Fayol dedicou sua vida à introdução do método científico na administração das empresas. Seguindo uma hierarquia do topo para a base da pirâmide. Com respeito à supervisão, Fayol defendia a conceito de unidade de comando, onde um operário deve ter apenas um chefe.
Fayol distinguiu 6 funções empresariais como o conjunto de operações que toda a empresa possui.
3.1. Função Técnica - é a função relacionada com a produção de bens ou serviços da empresa
3.2. Função Comercial - é relacionada com a compra, venda e permuta de matéria-prima e produtos.
3.3. Função Financeira - é a função que trata da procura e gerência de capitais.
3.4. Função de Segurança - visa proteger os bens e as pessoas de problemas como roubo, inundações e obstáculos de ordem social como greves e atentados.
3.5. Função de