Henri Fayol
Henri FAYOL - Falecido em 1925, o francês Henri Fayol foi dos primeiros a analisar a natureza da atividade empresarial e a definir as principais atividades do gestor: planejar, organizar, comandar, coordenar, e controlar. Fez a ligação entre a estratégia e a teoria empresarial e sublinhou a necessidade de aprofundar a gestão e cultivar qualidades de liderança. Fayol defendia que os mesmos princípios podiam ser aplicados em empresas de dimensões diferentes e de todo o tipo - industriais, comerciais, governamentais, políticas ou mesmo religiosas. Sua principal contribuição ao pensamento administrativo foi mostrar como um processo administrativo complexo pode ser separado em áreas interdependentes de responsabilidade ou de funções. O autor destilou a sua teoria para chegar a 14 princípios gerais sobre gestão. Estes conceitos foram desde então desenvolvidos de diversas formas pelos gurus mais recentes.
Bibliografia
Jules Henri Fayol nasceu em 29 de julho de 1841 e viveu até 19 de novembro de 1925, sendo um engenheiro de minas francês, considerado o pai da “Teoria Clássica da Administração”.
Obras
Administration Industrielle et Générale: prévoyance, organisation, commandement, coordination et contrôle (Administração Industrial e Geral: previsão, organização, comando, coordenação e controle) de 1916, publicado no Bulletin de la Société de l'Industrie Minerale e republicado em 1925 em Paris (ed. Dunod) na forma de livro; l'Incapacité Administrative de l'Etat: les Postes et Telegraphes (A Incapacidade Administrativa do Estado: os Correios e Telégrafos), publicado em 1921 pela Revue Politique et Parlamentaire, e republicado no mesmo ano na forma de livro: L'Eveil de l'Esprit Publique (O Despertar do Espírito Público), publicado em 1927 depois de sua morte.
Resumo
Segundo Chiavenato (2007) a primeira abordagem a enfatizar a estrutura organizacional nasceu com Henry Fayol que inaugurou a abordagem