Ler e dort
LER (lesão por esforço repetitivo) e DORT (doença osteomuscular relacionada ao trabalho) consistem exatamente na mesma patologia, sendo um conjunto de síndromes, degenerativas e cumulativas, que atingem os nervos, músculos e tendões, juntos ou separadamente. A diferença está em que na DORT identifica-se a origem ou causa do problema como sendo o trabalho ou ocupação; enquanto que a LER pode ser secundária a outras atividades que não o trabalho como: atividade de lazer ou do cotidiano (uso excessivo de microcomputadores, trabalhos manuais, como tricô, crochê, artesanato; instrumentos musicais, como violão, teclado, piano; prática de esportes excessiva sem orientação, etc.)
• O que é LER?
Lesões por Esforços Repetitivos
Dá-se o nome de LER ao conjunto de doenças causadas por esforço repetitivo. A LER envolve tenossinovite, tendinite, bursite e outras doenças. Embora conhecida há mais de 100 anos as LER tornaram-se, a partir da década de 1990, muito frequentes devido ao advento da informática e dos computadores.
A LER também é conhecida como lesão por trauma cumulativo.
Muitos estudiosos e instituições já preferem chamar as LER de DORT-doenças osteomusculares relacionadas ao trabalho. AS LER/DORT podem ser causadas por esforço repetitivo devido a má postura, stress ou trabalho excessivo. Também certos esportes se praticados intensivamente podem causar LER.
• O que é DORT?
Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho.
São movimentos repetidos de qualquer parte do corpo que podem provocar lesões em tendões, músculos e articulações, principalmente dos membros superiores, ombros e pescoço devido ao uso repetitivo ou a manutenção de posturas inadequadas resultando em dor fadiga e declínio do desempenho profissional tendo como vítimas mais comuns os: digitadores, datilógrafos, bancários telefonistas e secretárias. O termo DORT - (Distúrbio osteomuscular relacionado ao