Ler e dort
1.Introdução
A terminologia DORT tem sido preferida por alguns autores em relação a outros tais como: lesões por traumas Cumulativos (LTC),lesões por esforços repetitivos(LER), Doença Cervicobraquial Ocupacional(DCO), e Síndrome de Sobrecarga Ocupacional(SSO), por evitar que na própria denominação já se apontem causas definidas(como por exemplo: "cumulativo" nas LTC e "Repetitivo" nas LER) e os efeitos(como por exemplo: "lesões" nas LTC e LER).
2.Conceito
Entende-se LER/DORT como uma síndrome relacionada ao trabalho, caracterizada pela ocorrência de vários sintomas concomitantes ou não,Tais como: Dor,sensação de peso,fadica, geralmente nos membros superiores.Frequentemente são causa de incapacidade laboral temporária ou permanente. São resultado da combinação da sobrecarga das estruturas anatômicas do sistema osteomuscular com a falta de tempo para sua recuperação.Particulamente quando essas posições exigem esforço ou resistência das estruturas múisculo-esqueléticas contra a gravidade. A necessidade de concentração e atenção do trabalhador para realizar suas atividades e a tensão imposta pela organização de trabalho, são fatores que interferem de forma significativa para a ocorrência das LER/DORT.
3.Aspectos Epedemiológicos e legais
Com o advento da revolução Industríal, quadros clínicos decorrentes de sobrecarga estática e dinâmica do sistema osteomuscular tornaram-se mais numerosos. A alta prevalência das LER/DORT tem sido explicada por transformações do trabalho e das empresas. Estas têm se caracterizado pelo estabelecimento de metas e produtividade, considerado apenas suas necessidades, particulamente a qualidade dos produtos e serviços e competitividade de mercado, sem levar em conta os trabalhadores e seus limites físicos e psicossociais.
Entre os vários países que viveram epidemias de LER/DORT estão a Inglaterra, os países escandinavos, o Japão, os Estados Unidos, Austrália e o Brasil. A evolução