Agricultura portuguesa
1- Identificar as regiões agrárias. (Mapa)
2- Distinguir Espaço Rural de Espaço Agrário e de Espaço Agrícola. O Espaço Rural ocupa uma parte significativa do território português e nele se desenvolvem as actividades agrícolas, mas também outras, como o artesanato, o turismo e a produção de energias renováveis. Dentro deste, existe o Espaço Agrário cujas áreas estão ocupadas com a produção agrícola (vegetal e animal), pastagens e florestas, habitações dos agricultores e, ainda, infra-estruturas e equipamentos associados à actividade agrícola. Dentro do Espaço Agrário, e consequentemente do Espaço Rural, existe o Espaço Agrícola cuja área é utilizada para a produção vegetal e/ou animal.
3- Explicar a importância da agricultura para a economia nacional. Em Portugal, a agricultura é uma actividade económica cuja contribuição para a criação de riqueza expressa, por exemplo, no Produto Interno Bruto e no Valor Acrescentado Bruto, tem vindo a decrescer. Deve-se essencialmente, ao desenvolvimento das actividades dos sectores secundário e terciário, cuja participação aumentou muito e tende a crescer, sobretudo a do sector terciário. O sector agrícola, no entanto, mantém ainda algum peso na criação de emprego e detém uma grande importância na ocupação do espaço e na preservação da paisagem, constituindo mesmo a base económica essencial de algumas áreas acentuadamente rurais do país.
4- Caracterizar as diferentes regiões agrárias quanto à morfologia agrária e sistemas de cultura. (Na outra folha)
5- Relacionar as características da agricultura portuguesa com os factores naturais e humanos.
[pic][pic] No nosso país, o clima é um dos factores que mais condiciona a produção agrícola, pela temperatura, mas sobretudo pela irregularidade da precipitação. A existência de recursos hídricos é fundamental para a produção agrícola, pelo que esta se torna mais fácil e abundante em