Teoria dos erros
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO CIVIL
Teoria dos erros
Feira de Santana
2014
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO CIVIL
Teoria dos erros
Relatório solicitado pelo professor Paulo Ramos da disciplina Física I com objetivo da fixação do estudo sobre o tema abordado.
Feira de Santana
2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
OBJETIVO
MATERIAL UTILIZADO
PROCEDIMENTOS
ANÁLISE DE DADOS
RESULTADOS
CONCLUSÃO
ANEXOS
REFERÊNCIAS
“Embora este Guia forneça um esquema de trabalho para obter incerteza, ele não pode substituir pensamento crítico, honestidade intelectual e habilidade profissional. A avaliação de incerteza não é uma tarefa de rotina, nem um trabalho puramente matemático. Ela depende do conhecimento detalhado da natureza do mensurando e da medição. Assim, a qualidade e a utilidade da incerteza apresentada para o resultado de uma medição dependem, em última instância, da compreensão, análise crítica e integridade daqueles que contribuíram para atribuir o valor à mesma.”
INTRODUÇÃO
As grandezas físicas são determinadas experimentalmente por medidas ou combinações de medidas. Essas medidas tem uma incerteza intrínseca que advém das características dos equipamentos utilizados na sua determinação e também do operador. Assim, a experiência mostra que, sendo uma medida repetida várias vezes com o mesmo cuidado e procedimento pelo mesmo operador ou por vários operadores, os resultados obtidos não são, em geral, idênticos.
Ao fazermos a medida de uma grandeza física achamos um número que a caracteriza. Quando este resultado vai ser aplicado, é frequentemente necessário saber com que confiança pode dizer que o número obtido representa a grandeza física. Deve-se, então, poder expressar a