Teorias de Erros
HAVANA SOUZA SILVA PINA
TEORIAS DE ERROS
Salvador
2014
HAVANA SOUZA SILVA PINA
TEORIAS DE ERROS
Trabalho apresentado ao Programa de Graduação em Engenharia de Produção da Faculdade Regional da Bahia, como requisito para obtenção de nota parcial da disciplina de Física, ministrada pelo Professor Marcos Gama.
Salvador
2014
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 1
2. TEORIAS DE ERROS 2
3. MICRÔMETRO 7
4. PAQUÍMETRO 11
INTRODUÇÃO
Medir é um ato de comparar, e nessa comparação existem erros de diversas origens, como dos instrumentos, do operador, do processo de medida, entre outros. Sendo assim, medir é comparar uma grandeza com outra, de mesma natureza, tomada como padrão. Medição é, portanto, o conjunto de operações que tem por objetivo determinar o valor de uma grandeza.
TEORIAS DE ERROS
Erros
Algumas grandezas possuem seus valores reais conhecidos e outras não. Quando conhecemos o valor real de uma grandeza e experimentalmente encontramos um resultado diferente, dizemos que o valor obtido está afetado de um erro. Erro é a diferença entre um valor obtido ao se medir uma grandeza e o valor real ou correto da mesma.
Matematicamente: erro = valor medido − valor real.
Geralmente, ocorrem erros de vários tipos numa mesma medição. Estes erros podem ser agrupados em dois grandes grupos que são: os erros sistemáticos