Teoria dos Erros
Teoria dos Erros
NOME: Gustavo Vieira dos Santos
TURMA: DIA DA SEMANA: Quinta-Feira
Data da prática: 08/08/13
Prof. Eduardo Fernandes
1º relatório
INTRODUÇÃO
Obter dados experimentais com a finalidade de estimar com maior precisão o valor das grandezas e seu erro chama-se Teoria dos erros.
Erros de medições acontecem muito a decorrer de uma experiência, esses erros podem ser acidentais ou aleatórios devido à imperícia e capacidade de avaliação ou erros grosseiros como engano de leitura e troca de unidade de medida ou erros sistemáticos instrumento descalibrado.
Será realizada nessa experiência ao total de cem medições, cinqüenta de sua largura e cinqüenta de seu comprimento de uma folha e exibir a média dessas medições, seu desvio e ao final calcular a área dessa folha.
OBJETIVO Demonstrar então por meio de medições de mediadas e cálculos a diferença para mais e para menos a área de uma folha A4. Utilizando de algumas fórmulas, primeiro calculasse a média que tem a função definir único valor de todas as medidas realizadas, após tal procedimento calculasse também o desvio de padrão da folha para que possa se calculado a taxa de variação da folha para apresentar a área da folha.
PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS. De posse de uma folha de papel A4 foi pedido para que calcule sua área, e apresentar seus erros de medidas (Teoria dos Erros). Medindo então o comprimento e a largura da folha 50 vezes cada um, obtive os seguintes valores:
Ao realizar diversas vezes as medições percebesse variações nas mediadas (erros de medidas), tais erros acontecem por imperícia, falta de precisão instrumental, erro de paralaxe (erro na leitura da escala), cansaço e erro na avaliação da menor divisão da escala em outros.
Com os resultados obtidos das medições calculasse o valor médio,
Desvio de padrão
Largura
Comprimento