Analise qualitativa de metais alcalinos e alcalinos terrosos via teste de chama
No dia 20 de agosto foi realizado duas práticas onde os objetivos eram a análise qualitativa de metais e alcalinos terrosos via teste de chama e determinação quantitativa de potássio em bebida isotônica por fotometria de chama.
Introdução Prática 01:
Este experimento é usado para comprovar a veracidade de algumas teorias de grandes físicos como Max Plack, Einstei e Niels Bohr. No experimento de chama, sais (principalmente os que possuem ânions voláteis na chama oxidante, como o cloro, por exemplo) são expostos à chama. Na chama, absorvem energia em forma de calor e esta energia provoca a excitação dos elétrons, forçando-os a realizar o salto quântico. Ao retornarem ao seu estado inicial de energia, liberam fótons de luz de cores características a cada elemento.
Materiais Utilizados:
Prática 01:
Vidraria:
- Beker
Equipamento:
- Alça de platina;
- Bico de bunsen.
Reagentes:
- Li, Na, K, Rb, Ca, Sr, Ba, Cs.
- HCl 6 mol-1
- Água deionizada
Outros:
- Fósforo
Procedimento Experimental 01
Para iniciar o experimento 1, se faz necessário a utilização de uma alça de platina onde deve a mesma deve ser lavada com uma solução de HCl 6 mol/L-1, feito isso se liga o bico de bunsen, sempre deixando a chama na cor azul. Então é feito um teste para ver se a alça de platina possui resíduos de sais. Agora está tudo certo para fazer os testes com os sais determinados pelo professor.
Resultados prática 01
Sais
Resultados finais
Li
Vermelho, queima lentamente
Na
Laranja, queima rápida
K
Roxo, queima lentamente
Rb
Laranja queima rápido
Ca
Laranja forte
Sr
Vermelho, queima lentamente
Ba
Laranja, queima lentamente
Cs
Roxo, queima rápida
É a freqüência da luz que determina a sua cor. Nossos olhos detectam diferentes cores porque eles respondem de forma diferente a cada freqüência.