Análise estratégica
Rivalidade entre concorrentes: Esta força é considerada como a de maior importância e mais significativa dentre as demais.
Esta rivalidade pode ser exemplificada pelo extrema rivalidade no comércio norte americano no ramo de distribuição de bebidas. Coca-cola e Pepsi. Onde, através de altos investimentos em marketing e propaganda liberal (onde no Brasil não é permitido), a busca pelo cliente se torna totalmente livre e acirrado.
Ameaça de produtos ou bens substitutos: Geralmente bens que não são do mesmo patamar comercial, mas suprem a necessidade do cliente.
Dado um aumento nos preços de veículos automotores, a busca pelas motocicletas aumentou
Barreira de entrada de concorrentes no mercado: Esta força é direcionada a superioridade de empresas de maior capital e influência no mercado sobre as empresas recém-criadas, ou neste processo.
Dado a entrada de uma nova empresa no ramo de chocolates, as empresas tradiconas no mercado farão de tudo para não perder clientes. Como o processo de produção das empresas tradicionais é consideravelmente bem maior, em um exemplo bem direto, estas podem reduzir o preço de fornecimento o que levaria um prejuízo extremo, e diversas dificuldades para esta nova empresa ganhar mercado.
Poder de barganha dos compradores: Este poder está direcionado a mão dos clientes, podendo assumir a ascensão ou declínio de uma empresa.
Uma empresa x que confia na fidelidade de seu cliente decide reduzir custos de produção o que como consequência há uma redução na qualidade de seu respectivo produto. O cliente não satisfeito migra para outra marca y e esta marca sacia as necessidades deste cliente. Ao perceber a perda a empresa x tenta reaver o seu cliente, mas este já com um histórico negativo proveniente opta por continuar com sua nova opção.
Poder de barganha dos fornecedores: Os fornecedores tem plena autonomia no mercado, visto que sua substituição é muito alta.
Dado um fornecerdor que está em