Análise estratégica
Essa atividade visa uma breve análise de uma empresa de consultoria em Gestão de Qualidade de Vida.
A empresa possui uma equipe formada com as mais diversas expertises e áreas conhecimentos. Um centro de inteligência com o objetivo de criar soluções que enfoquem a conscientização e sensibilização para obtenção do equilíbrio na qualidade de vida no mundo corporativo, através de projetos que valorizem os conceitos de corpo, alma e mente.
A principal fonte de receita será a prestação de serviço de ginástica laboral entre outras atividades nas empresas. Entretanto, haverá ainda como receita adicional a presença em clubes, condomínios e hotéis em seu portfólio.
A empresa baseia seu sucesso em dois fundamentos: a crescente falta de tempo para cuidar da saúde e a melhoria do estilo de vida dos funcionários, com o consequente aumento da produtividade a fim de criar resultados sustentáveis entre pessoas e empresa.
Política
Em estudo realizado pelo “Institute for Health and Productivity Studies”, dos Estados Unidos, descobriu-se que empresas brasileiras chegam a perder 42 milhões de reais/ano, o equivalente a 3% do PIB, devido à presença de funcionários doentes e sem rendimentos em suas atividades. Além disso, verificou-se que 40% dos afastamentos nas empresas são decorrentes de pequenas doenças e mal-estar tais como gripe, dor nas costas, dor de cabeça e pequenas entorses, que podem ser facilmente evitadas com exercícios regulares, boa alimentação e uma vida com hábitos mais saudáveis.
Devido à crescente preocupação das entidades em preservar a saúde do trabalhador, atualmente dispomos de normas e leis que garantem a obrigatoriedade de adoção de medidas que zelam pelo trabalhador.
As Normas Regulamentadoras – NR, relativas à segurança e medicina do trabalho, são de observância obrigatória pelas empresas privadas e públicas e pelos órgãos públicos da administração direta e indireta, bem como os órgãos dos Poderes Legislativos e