análise do filme O Método
Julio (17:06): “Nós já falamos de nossos empregos. Você pode acreditar ou não. Isso pouco importa; Mas vamos em frente e estaremos todos iguais.”
Ação Estratégica
Nieves (27:56): “Desculpem, mas a discussão não é se Julio fez ou não a coisa certa. Estamos discutindo se o selecionaríamos para o emprego, se nos coubesse essa decisão. O que temos que debater é onde as decisões devem ser tomadas.
Optei por transcrever apenas as falas mais marcantes do momento do diálogo, devido as características do filme.
Quando Julio interrompe a fala de Fernando, esclarecendo que as regras do jogo estavam sendo cumpridas e eles deveriam continuar como fora combinado, fica claro o esforço de Julio em manter o ambiente de cooperação (ainda que não seja de colaboração), através do esclarecimento e assim mantendo o entendimento entre os atores e garantindo a ação a ser realizada.
Nieves se posiciona uma vez mais, trazendo para o centro da discussão, se a ação de Julio foi correta ou não ao denunciar sua empresa, sob o ponto de vista da empresa. Aqui ficam claras as intenções de Nieves, em forçar o grupo a tomar uma decisão com base em suas próprias convicções, que por sua vez, estariam alinhadas com os interesses da empresa, colocando-os, inclusive acima das questões éticas no que se refere ao ambiente organizacional e acima das responsabilidades empresariais com a sociedade e o ambiente.
Nieves após conduzir a votação para identificar quem seria o informante, lhe garante legitimidade e confiança para conduzir a votação para definição do líder, através de um ato diretivo, conduzindo o processo até seu encerramento. Influencia através de atos de fala afirmativos, como se conhecesse a realidade, os demais atores na conversação.
Nieves: “Acreditamos que há um candidato falso porque nos disseram mas acho que os sete candidatos são reais e não há um impostor.”
Fernando, embora tenha dificuldade em aceitar liderança outra que não a sua (no caso Nieves, como se