Análise do Filme Homens de Honra
O filme Homens de Honra é um drama que relata o caso verídico de um jovem negro com sonho de ser mergulhador da Marinha dos Estados Unidos da América. A história se passa na década de 40, época em que o preconceito contra os negros era muito forte.
O personagem principal Carl Brashear sonhava em ser um mergulhador, esse sonho existia desde a infância. Ele morava em uma área rural em Sonora, Kentucky. Seu pai como todo o pai, orientou seu filho quanto aos princípios éticos e morais que um indivíduo necessita para exercer seu papel como cidadão e como ser humano.
2. DESENVOLVIMENTO: ANÁLISE
Carl Brasher tinha um sonho de ser mergulhador, este sonho se transformou em objetivo, depois de adulto ele optou par servir a Marinha dos Estados Unidos. O indivíduo precisa ter metas, objetivos para alcançar, isso fundamentado nos princípios morais discernindo o bem e o mal e optando pelo certo.
O pai de Carl Brasher o instruiu a conquistar, e não desistir nunca. Esse momento foi muito importante, pois logo ele estaria só, sem o pai e a mãe ao lado para ajudar.
Seu pai o encorajou para as várias fases da vida que seu filho poderia encontrar pela frente, uma delas foi a própria questão racial, sendo negro a exclusão que sofreria seria insuportável.
Os princípios éticos foram incutidos em sua mente para não esquecer.
O pai orientou a vencer, e não desistir.
Carl, quando adulto se alistou na Marinha, inicialmente Carl trabalha como cozinheiro, esta era uma das poucas tarefas permitidas a um negro na época. Em um determinado dia, em que era proibido o mergulho no mar aos negros, ele não aceitou a regra imposta, ele mergulhou. Foi preso mas provou que podia mergulhar e tinha potencial.
Quando Carl solicita a escola de mergulhadores encontra o comandante Billy Sunday, um instrutor de mergulho áspero e tirânico que tem absoluto poder sobre suas decisões. Acima deste havia um comandante que ordenou o impedimento da formação de mergulhador para Carl por não