Analise do filme El cid e Tempos modernos
CURSO: CIÊNCIAS SOCIAIS - LICENCIATURA (NOTURNO)
COMPONENTE CURRICULAR: INTRODUÇÃO A ECONOMIA POLÍTICA
DOCENTE: MARIA LIEGE
DISCENTES: MIRELLA RAQUEL E STHEPHANY HEVILLIN
ANALISE DOS FILMES: EL CID E TEMPOS MODERNOS
Campina Grande
Dezembro de 2014
EL CID
1. Análise cronológica, política e econômica da película.
A história se passa no século XI, época em que a Espanha estava dividida entre reinos rivais de cristãos e mouros. Época em que a monarquia nacional espanhola também se consolidou durante as lutas dos cristãos contra árabes muçulmanos na península Ibérica. Essa luta era liderada pelos reinos cristãos de Aragão e Castela. Ambos possuíram cidades portuárias movimentadas, como Valência que aparece bem no filme e Barcelona (em Aragão), e uma burguesia próspera, que colaborava fornecendo dinheiro para a luta contra os árabes.
Em 1492, ocorreu um fato decisivo para o processo de fortalecimento do poder dos reis nas monarquias europeias, neste caso, a monarquia nacional espanhola. Os reis cristãos do (Reino de Aragão) e (Reino de Castela) se casaram e uniram suas terras e seus esforços no combate aos árabes. Alguns anos depois, os exércitos ampliaram seu território reconquistando Granada, o último reduto árabe na península Ibérica.
Poucos anos depois, o rei de Aragão e Castela incorporou o Reino de Navarra aos seus domínios, completando a formação do reino e do território da Espanha.
2. Análise dos costumes, vestimentas, alimentação, saudações, armamento, paisagem, hierarquias de obediências e obrigações, tipos de moradia e categorias sociais.
Os costumes da época eram todos baseados em manter a honra além de todas as coisas. A honra era tão importante quanto a vida, onde pode ser observado na cena que El Cid luta com o Conde de Oviedo para reconquistar a honra do nome de seu pai, que foi tirada de forma desonrada manchando a imagem e também a honra da família. Segundo o filme e