Resenha do filme El Cid
SETOR DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES - SEHLA
DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA
RESENHA CRÍTICA DE DOCUMENTO FÍLMICO
Trabalho a ser entregue à Professora: Ms. Katy C. de March da disciplina de: História Ibérica do 2º ano do Curso de História Noturno, para obtenção de nota parcial para o 1º Semestre.
Graduanda: Kariane Camargo Svarcz
Guarapuava, junho de 2012
Ficha Técnica:
Título: El Cid.
Ano de Produção: 1961.
Direção: Anthony Mann.
Com: Charlton Heston, Sophia Loren, Gary Raymond e outros.
Gênero: Drama, Aventura, Histórico, Romance.
Nacionalidade: EUA, Espanha.
Duração: 3 h 4 min.
Resenha Crítica do Filme “El Cid”
O referente filme retrata a trajetória de Rodrigo Diaz de Bivar, conhecido como El Cid, herói espanhol do século XI, que lutou bravamente contra as invasões mouras na Península Ibérica, durante a alta idade média. No filme, El Cid, é demonstrado como um homem sábio, justo e corajoso, de atitudes grandiosas e nobres. Além disso, o herói é totalmente patriota, pois defende honrosamente a Espanha, sua pátria. Toda sua honra em questão é em prol da pátria. E esse é um ponto muito relevante a se considerar pelo presente filme, pois releva explicitamente a questão do patriotismo na Espanha nessa época. Trata-se de uma grande produção para a época em que foi produzido, trazendo cenas coloridas, uma infinidade de figurantes, batalhas épicas e exércitos. É realmente uma grande inovação para a época, e impressionante, já que nada poderia ainda ser feito de forma digital, e tudo o que acontece na trama é real, principalmente as batalhas. Tais filmagens aconteceram na Espanha e na Itália.
Um acontecimento importante do período em que o filme foi produzido deve ser aqui considerado, já que acredita-se que acabou por influenciar tal produção. Tal evento histórico é, pois, a Guerra Fria, disputas entre EUA e União