Microbiologa
Os meios de cultura (preparações sólidas, líquidas ou semi-sólidas que contêm todos os nutrientes necessários para o crescimento de microrganismos) são utilizados com a finalidade de cultivar e manter microrganismos viáveis no laboratório, sob a forma de culturas puras.
Os meios de cultura devem ter na sua composição, os nutrientes indispensáveis ao crescimento do organismo em questão, sob forma assimilável e em concentração não inibitória do crescimento. Além disso, após a sua preparação, cada meio de cultura deve ser submetido a esterilização, por forma a eliminar qualquer organismo vivo contaminante.
Por outro lado, para manter uma cultura pura, é necessário que o meio de cultura que se pretende utilizar seja mantido desprovido de qualquer organismo vivo contaminante. Para a prevenção de contaminações durante a manipulação de culturas puras recorre-se a técnicas de assepsia.
De um ponto de vista geral, os meios de cultura podem ser classificados tendo em conta o seu estado físico, a sua composição química e os objetivos funcionais a que se destinam.
A especificidade dos meios de cultura é muito importante, nomeadamente no isolamento e identificação de certos microrganismos (por exemplo, no isolamento de microrganismos do solo) ou em testes de sensibilidade a antibióticos ou na análise microbiológica de águas, de alimentos, etc.
MEIO DE CULTURA
A sobrevivência e o suporte de vida dos organismos depende do fornecimento adequado de nutrientes e de convenientes condições de crescimento, nomeadamente no que diz respeito a pH, luz e temperatura. Quanto aos nutrientes, grande parte dos micro-organismos apenas necessitam de substâncias solúveis de baixo peso molecular.
Uma solução contendo estes nutrientes é designada como meio de cultura. Em geral os meios de cultura são líquidos, sólidos ou semi-sólidos. Geralmente, o crescimento de microalgas é realizado em meio líquido.
Todos os nutrientes do meio nutritivo selecionado são