zeca camargo
Professor Jonas William
7º ano “B”
Trabalho
De
Ciências
Vitória Emanuely Lopes Gomes de Oliveira
Arapiraca, AL 07 de Junho de 2014
SUMÁRIO
Classificação Dos Seres Vivos.........................3
Endossimbiose..................................................7
Evolução Dos Seres Vivos................................8
Origem Das Espécies.......................................9
Referências.....................................................10
Classificação Dos Seres
O ramo da biologia que aborda a descrição, nomenclatura e classificação dos seres vivos, denomina-se sistemática ou taxonomia
Seres vivos são seres que possuem organização celular. São abertos para a entrada de matéria e energia e fechados operacionalmente. . A tentativa de classificar os seres vivos é muito antiga e os critérios empregados pelos naturalistas variavam muito. Uns classificavam em voadores e não-voadores, sendo base a locomoção; outros os classificavam em aquáticos, aéreos e terrestres, sendo a base o hábitat. A classificação que utiliza critérios arbitrários é chamada sistemas artificiais. Eles reuniam apenas semelhanças e diferenças fundamentais entre os seres. São conhecidas por sistemas naturais, a classificação que leva em consideração um conjunto de caracteres relevantes, os quais permitem estabelecer as principais linhas de evolução desses grupos.
Assim os seres vivos foram classificados em cinco reinos: Monera, Protista, Fungi, Plantae e Animalia.
Reino Monera É composto apenas por seres unicelulares, ou seja, possuem apenas uma célula. Tem como integrantes as bactérias, as cianobactérias e as arqueobactérias.
As cianobactérias são um grupo de seres unicelulares. São, geralmente, encontradas em fontes de água doce. São capazes de realizar fotossíntese- incorporam a energia proveniente do Sol em moléculas.
Apesar de serem seres unicelulares, são encontradas em colônias. Muitas vezes, são