Análise do farelo de soja
Determinação da Matéria Seca
Princípio
A determinação da Matéria seca (MS) é o ponto de partida da análise dos alimentos. É de grande importância, uma vez que a preservação do alimento pode depender do teor de umidade presente no material e, além disso, quando se compara o valor nutritivo de dois ou mais alimentos, temos que levar em consideração os respectivos teores de matéria seca.
A determinação da umidade pode ser feita por dois processos: pelo processo indireto e direto.
O método utilizado foi o indireto, o que se determina a matéria seca, admitindo-se que a perda de peso corresponda ao peso da água perdida.
O material foi pesado em um cadinho e levado em estufa a 55°C.
A importância de determinar a umidade é grande quando relacionada à estocagem e conservação dos alimentos, inclusive nos seu aspecto econômico.
Dados Obtidos:
Amostra
Peso do cadinho vazio = 65,5001 g
Peso amostra = 5,0008 g Peso após estufa = 69,9006 g
MS = P final – P. Cadinho X 100
P. amostra
MS = 69,9006 – 65,5001 X 100
5,0008
MS = 88 %
Determinação da Matéria Mineral (cinzas)
Princípio
Cinza ou resíduo mineral é o produto que se obtém após o aquecimento de uma amostra, à temperatura de 500 a 600° C, durante quatro horas ou até a combustão total da matéria.
A determinação da cinza fornece apenas uma indicação da riqueza da amostra em elementos minerais.
• Marcha da incineração simples
1. Colocar os cadinhos de porcelana vazios na mufla e deixa-los a 550-600° C, durante 15 minutos, e esfriar em dessecador, durante uma hora;
2. Pesar o cadinho vazio e depois com um a dois gramas da amostra. O peso da amostra pode depender da maior ou menor riqueza do elemento mineral que se deseja pesquisar na amostra;
3. Proceder à incineração, até obter cinza clara, durante quatro horas