farelo de soja
O farelo integral ou semi integral obtido através do processo de extrusão vem ganhando cada vez mais espaço em meio a avicultura e suinocultura. Um farelo de soja semi-integral possui de 7 à 9% de óleo e 44 a 46% de proteína, sendo assim um produto rico e com maior teor de energia e de uma excelente digestibilidade.
A linha de equipamentos para a extrusão deve ser utilizada como uma ferramenta para as fábricas de ração, uma forma de redução de custos e oportunidade de ganho, tendo assim maior competitividade.
FLUXOGRAMA DO PROCESSO DE PRODUÇÃO
DESCRIÇÃO DOS PROCESSOS
Recebimento de matéria prima
Produtos recebidos a granel, que devem ser rigorosamente conferidos, analisando-se o aspecto físico, sujidade, impurezas, percentual de grãos quebrados, umidade e outros.
Deve-se observar a qualidade da matéria prima adquirida para que o produto final não seja comprometido.
Periodicamente devem ser feitas análises em laboratórios externos.
Pré-limpeza
A pré-limpeza é uma ferramenta importante que podemos ter ou não no processo. O que irá determinar isso será a qualidade do fornecimento dos grãos.
A pré-limpeza irá reduzir a impurezas encontradas em meio à matéria prima, utilizando para isso peneiras vibratórias que separem os grãos de materiais contaminantes de tamanho maior que o grão, ajudando assim, na obtenção de uma maior eficiência dos equipamentos e diminuição dos desgastes das peças de reposição.
Armazenagem de matéria prima
A armazenagem é uma condição importante para a manutenção e preservação da qualidade dos produtos até a sua utilização.
Os produtos a granel devem ser armazenados em silos, e deve-se ter o controle de qualidade para contenção de pragas, fungos e outros contaminantes, além de ser observados aspectos como umidade, temperatura e limpeza, assim, a