Análise do código de ética do Turismo
Introdução
Entende-se por ética a prática para conhecer o bem. Sendo que a ética se encontra intrínseca à acção humana, parece fundamental pensar um código ético em todos os contextos onde o ser humano se encontra integrado.
Considerando a importância da consciência moral na vivência em sociedade, é ainda fundamental reflectir sobre normas e valores humanos, no sentido de promover um turismo consciente e uma conduta social positiva.
Integrado numa cultura, o ser humano possui um sistema de costumes que rege a conduta de cada pessoa em determinado contexto. Desta forma, esta reflexão é relevante no sentido de sensibilizar os trabalhadores do turismo para as regras morais existentes na sua profissão, conduzindo deste modo a uma prática responsável e cumpridora de preceitos O presente trabalho tem como principal fundamento a realização de uma reflexão critica a cerca do Código Mundial de Ética no Turismo. Assim foram ponderados todos os tópicos individualmente, sendo apresentado uma breve análise pessoal dos considerados mais relevantes.
Reflexão
•
Primeiramente, a existência de um código de conduta laboral na área do turismo parece pertinente, na medida em que traduz a preocupação de realizar boas práticas turísticas laborais;
•
Considerando a importância do turismo na troca de “experiencia” entre habitantes de todo o mundo, parece fundamental criar estruturas que respeitem as diferenças culturais e ao mesmo tempo que as mantenham. Desta forma, é primordial manter a intencionalidade do presente código, em implementar atividades de desenvolvimento turístico que se mantenham fieis às crenças culturais, hábitos de cada local.
1
•
Apesar de ser colocado na mesma dimensão e com igual importância a expansão económica e por exemplo os direitos humanos, a verdade é que nem sempre se verifica esta acção. Considero que muitas vezes os interesses económicos são