Estatística para Logística
Muitas pessoas se perguntam se há muita matemática no dia-a-dia do profissional delogística. Outras se indagam se o curso de logística é difícil ou complicado por conta dos números.
Minha resposta é que são os números que fazem da logística uma área tão interessante, pois a gestão deixa de ser apenas qualitativa e opinativa, e passa a ser uma ciência (quase) exata. Lembre-se de várias matérias que já passaram aqui pelo Logística Descomplicada em que os números e fórmulas eram necessários: o Lote Econômico de Compras, os modelos de previsão, os gráficos de controle, dentre muitos outros.
Por isso, para um bom profissional de logística, é fundamental ter conhecimentos de matemática e de estatística. Por isso, hoje recomendo um livro de estatística aplicada, para ajudar os leitores a entenderem melhor esta área da logística.
O livro chama-se Estatística Geral e Aplicada e aborda o assunto desde início, sendo útil para aqueles que tem pouco (ou nenhum) conhecimento da área, mas chega a tópicos avançados que deixarão satisfeitos até os mais curiosos e amantes dos números. O livro é focado em aplicações do dia-a-dia dos recursos oferecidos pela estatística, e ao final de cada capítulo (são 15 no total) apresenta quase 200 exemplos e mais de 500 exercícios.
No início, são apresentados os conceitos mais básicos de variável, amostragem, modelos, listas, gráficos, etc. A seguir são apresentados alguns elementos que se tornarão úteis nos próximos capítulos, como distribuição de frequências e medidas importantes tais como os diferentes tipos de média, amplitude, variância, desvio padrão… chegando até as distribuições de probabilidade e modelos de distribuição, para então entrarmos na parte mais prática, que será muito interessante para o profissional de logística.
No capítulo destinado à estimação, você aprenderá a calcular o tamanho de uma amostra para que o erro amostral seja pequeno (tão pequeno quanto você especificar) e