felicidade
São ferramentas de grande importância na avaliação de hábitos alimentares em todas as fases da vida tanto de indivíduos como grupo populacionais.
As práticas de alimentação são importantes determinantes das condições de saúde na infância e estão condicionadas pelo poder aquisitivo das famílias do qual dependem a disponibilidade, a quantidade e a qualidade dos alimentos consumidos.
Sua principal função é avaliar de forma qualitativa e quantitativa a dieta humana, observar a ingestão dos nutrientes e a sua relação com as morbidades.
Obter informações sobre o consumo de alimentos e nutrientes de uma pessoa ou de um grupo populacional.
Buscar em conjunto com o paciente, a identificação dos determinantes demográficos, sociais, culturais, ambientais e cognitivo- emocionais da alimentação cotidiana para que sejam estabelecidos planos alimentares mais adequados a realidade, o que resultará em melhor adesão ao tratamento nutricional.
PACIENTE: NÁGILA
PESO
ALTURA
SEXO
IDADE
IMC
84,0 Kg
1,63
Feminino
25 anos
31,61
De acordo com o que podemos observar nossa colega apresenta um quadro de sobrepeso, mas o que é o sobrepeso?
O sobrepeso é o excesso de peso previsto para o sexo, altura e idade, de acordo com padrões populacionais de crescimento. É uma doença atual que surgiu com o aumento do sedentarismo e com uma alimentação geralmente rica em gorduras e açúcar (por exemplo, fastfood, refrigerantes). O sobrepeso representa apenas um risco de individuo tornar-se obeso, já a obesidade traz prejuízos a saúde.
Milhões de pessoas têm sobrepeso ou obesidade e isso as coloca em risco para muitas doenças e condições medicas desfavoráveis. Quanto mais gordura corporal o indivíduo tiver e quanto maior for seu peso maior serão as chances de desenvolver:
Doenças das artérias coronárias.
Pressão alta.
Diabetes tipo 2.
Cálculos biliares e até mesmo renais.
Problemas respiratórios (dificuldade em respirar).
Certos tipos de