Irrigação
Discente: Matheus Almeida
Série: 3º Turma: B
RELATÓRIO AULA PRÁTICA SISTEMAS DE IRRIGAÇÃO
Santa Inês – BA
Abril, 2013
INTRODUÇÃO
A irrigação é um manejo da agricultura bastante trabalhoso, porém na maioria dos casos muito eficaz, a depender do jeito que o agricultor vai manejá-lo, com base nesse sistema o produtor pode obter uma maior produtividade de sua plantação, pois o manejo adequado estará auxiliando a suprir as deficiências hídricas da área de plantação.
No dia 28 de março de 2013 nós alunos da terceira série do ensino médio do IF Baiano Campus Santa Inês, visitamos o próprio sistema de irrigação da escola, que fica situado no setor de hortaliças, onde houve uma aula explicativa e demonstrativa de alguns sistemas de irrigação.
REFERENCIAL TEÓRICO.
Segundo FERNANDEZ & GARRIDO (2002), considera-se água para a agricultura irrigada o volume desse recurso natural que não é suprido naturalmente por meio de chuvas, necessário à aplicação artificial aos cultivos, de forma a otimizar o seu desenvolvimento biológico. Por meio da irrigação, pode-se intensificar a produção agrícola, regularizando, ao longo do ano, as disponibilidades e os estoques de cultivares, uma vez que esta prática permite uma produção na contra-estação. Além disso, a agricultura irrigada reduz as incertezas, prevenindo o agente econômico (irrigante) contra a irregularidade das chuvas, anual e interanual.
A atividade de irrigação é a maior consumidora de água entre os diversos usos desse recurso natural. Dentro dela, os consumos específicos variam bastante, a depender do método de irrigação empregado. A natureza do solo, o tipo de requerimentos das diferentes culturas e os índices de evaporação das regiões são elementos importantes para se definir o consumo de água para irrigação.
Método de irrigação é a forma pela qual a água pode ser aplicada às culturas. Cada método tem um ou