Dimensão ética
Karoline Ketilin Moura Souza
Dr. Antônio Carlos dos Santos
Universidade Federal de Sergipe/ PRODEMA
O objetivo deste texto é analisar a dimensão ética do turismo sustentável, formulada a partir dos anos 90, quando acontece a Conferência Mundial de Turismo Sustentável (1995), em Lanzarote, Espanha, e a elaboração do Código de Ética Mundial do Turismo (1999), em Santiago do Chile. O arcabouço teórico da filosofia será utilizado para compreender e questionar os valores e objetivos do turismo que foram realmente transformados a partir do momento em que a sustentabilidade passou a nortear o turismo vinculado à natureza.
A pesquisa exige, sobretudo, a metodologia da análise de texto e será desenvolvida de acordo com o método estruturalista. Ponderando sobre os princípios e interfaces entre turismo convencional e turismo sustentável; aprofundando termologias e conceitos que têm sido adotados indiscriminadamente, esta pesquisa visa, sobretudo, analisar, em termos científicos, a dimensão ética do turismo sustentável. O turismo sustentável é uma atividade que envolve as dimensões do desenvolvimento sustentável proposto por Sachs. Quando bem planejado, protege e amplia as oportunidades locais, favorecendo um melhor gerenciamento dos recursos. Porém, o desenvolvimento sustentável da atividade turística não leva em consideração apenas a satisfação das necessidades do turista, mas principalmente, da população residente. E, para serem implementados, os princípios de desenvolvimento do turismo sustentável precisam de apoio e compromisso político.
Os resultados parciais da análise indicam que a dimensão ética do turismo sustentável incide principalmente sobre a participação comunitária e sua influência nas tomadas de decisões. Seu desenvolvimento visa à sustentabilidade do ser humano/meio ambiente. Isso implica em respeito não apenas à estrutura física, mas também à população receptora. Dessa forma, a conservação ambiental é tão