ANÁLISE DE UMA OBRA DIDÁTICA DE QUÍMICA
Autor: João Usberco e Edgard Salvador
Título: Química Edição: 8. Ed. Ano:2010
Cidade: São Paulo Editora: Saraiva Volume: único
1. ASPECTOS VISUAIS/GRÁFICOS
• Imagem: na obra em geral é uma série imensa de imagens, tanto em texto quanto em questionários. As figuras vão de esquemas à imagens de laboratórios e imagens do cotidiano. Há sempre, abaixo delas, um explicativo e alguns ainda dizem de onde foram tiradas.
• Fonte: a fonte usada no livro é de letra de forma, de um tamanho razoavelmente bom. Há símbolos químicos que são usados no livro, como atenção, corrosivo, entre outros. Outro tipo de escrita usada na obra é a de número gregos, como “Exemplo I”, são bem comuns nas explicações.
•Diagramação: os textos do livro são em geral médios, de acordo com a matéria. Uma matéria mais extensa tem um texto de 2 páginas, por exemplo. Sempre há ilustrações entre os textos e estas são acompanhadas por legendas, sempre visando uma melhor exemplificação do tema discutido em sala de aula. Em geral a impressão é ótima, porém identificamos algumas páginas com falhas na impressão, como textos e imagens tremidas, o que dificulta a leitura do texto.
• Durabilidade: o livro em uma boa durabilidade e é um dos principais quesitos que deve ser avaliado quanto a esse livro, pois é um livre de volume único, ou seja, o aluno deverá usar ele durante os três anos do curso no ensino médio. A capa é resistente, mas não dura.
• Ficha Catalográfica ana, não achei no livro, da uma olhadinha de novo por favor
• Índice Remissivo: não há índice remissivo.
•Poluição Visual: Em alguns capítulos o grande número de imagens pode atrapalhar na compreensão do discente. Sobre quadros e esquemas, há uma vantagem no livro, para que não polua tanto os textos lidos nas aulas, há uma parte reservada apenas para tabelas, assim, o aluno vá direto à tabela que o interessa. Na nossa concepção os