Observação da célula animal
INTRODUÇAO Células destituídas de núcleo individualizadas são chamadas procarióticas. Tais células também não tem mitocôndria, reticulo endoplasmático, complexo de golgi e lisossomos, cujas funções parecem ser exercidas pela membrana celular. O material genético não e organizado em cromossomos, sendo formado por acido nucleico sem proteína associada. Boas matérias para estudo das células animais são mucosa bucal e sangue. A camada mais superficial da mucosa bucal e um tecido epitelial estratificado pavimentoso, formado por células relativamente grandes, achatadas, em forma de polígonos irregulares, com núcleo central.
OBJETIVOS
Observar células das células da mucosa bucal.
Identificar as estruturas celulares visíveis ao microscópio.
Identificar a importância do uso de corantes no estudo das estruturas celulares
MATERIAL
Microscópio óptico
Laminas e lamínulas
Espátula descartável solução aquosa de azul de metileno a 0,3%
Procedimento Com a espátula raspamos a parte interna da mucosa bucal e espalhamos pela lamina o material coletada logo após colocamos azul de metileno na lamina para corar o material para facilitar a visualização ,levamos a lamina com o material ao microscópio,focalizamos o material com a objetiva de Dez (10) e aumentamos para a de quarenta (40) para melhor visualização das estruturas da célula do material coletado.
DISCURSSÃO Observo – que o núcleo se cora mais intensamente, porque o núcleo e acido pois tem DNA e o corante de azul de metileno e básico,a maioria dos corantes composta como base ou como ácidos.nos corantes básicos, o grupamento químico e responsável pela cor.portanto as moléculas acidas ,como as do DNA e RNA basófilas por reagir a um corante básico, observou – se também que o núcleo da mucosa e central, tal fato acontece porque são células animais e assim não possuem vacúolo central.