Observação ao microscópio para compreender as diferenças entre células eucarióticas animal e vegetal e o sentido do fluxo de água na membrana celular;
Tema: Observação ao microscópio para compreender as diferenças entre células eucarióticas animal e vegetal e o sentido do fluxo de água na membrana celular;
Professora: Natália Afonso;
Ano: 2010/2011;
Avaliação :
Trabalho elaborado por: Miguel Bruno nº13/10ºB Índice
Introdução 3
Introdução Teórica 4
Protocolo experimental 5 Material utilizado 5-6 Procedimento experimental: 7-8
Observações 9 Epitélio Bucal: 9-10 Epiderme da Cebola: 11 Epiderme superior das pétalas 12
Discussão 13
Conclusão 14
Introdução Neste relatório, realizado no âmbito da disciplina de Biologia e Geologia, tenciona-se tratar sobre o trabalho prático realizado na aula.
Na primeira actividade experimental observamos células do Epitélio Bucal e da Epiderme da Cebola, através do microscópio óptico.
Na segunda actividade, também com o microscópio óptico observamos a epiderme superior das Pétalas.
As células da epiderme dos órgãos das Plantas possuem vários constituintes: Um vácuolo muito desenvolvido, naturalmente com pigmentos solúveis em água. São esses pigmentos que conferem uma maior tonalidade á célula quando se encontram em maior concentração.
Este relatório vai tratar sobre as várias observações feitas às células durante o decurso do trabalho prático, das várias estruturas celulares observadas, das diferenças encontradas nas células da epiderme da cebola (célula vegetal) em comparação com as células do epitélio Bucal (célula animal) e das observações feitas á epiderme superior das pétalas.
Introdução Teórica
A célula é um pequeno elemento independente de dimensões microscópicas, sendo considerada a unidade morfológica e funcional da constituição dos seres vivos.
As células foram descobertas em 1665 pelo inglês Robert Hooke. Existem dois tipos de células: as células eucarióticas e as células