Depressão é uma doença médica e
A saúde mental dos trabalhadores na área da saúde (enfermeiros, médicos, psicólogos, fisioterapeuta etc..) estão vinculada e influenciada por fatores internos ao ambiente e processos de trabalho e fatores externos.
Entre os fatores internos ao ambiente de trabalho que contribuí para índice de depressão de funcionários da saúde estão organização do trabalho Relações sociais de trabalho, as condições de trabalho com sobrecarga, problemas de escalas e longas jornadas, insegurança no trabalho, estruturas físicas insatisfatórias, salários baixos.
Entre os fatores externos ao ambiente de trabalho estão características sócio-demográficas (renda família, logo percurso de casa ate o trabalho), características individuais e apoio familiar (tipo de personalidade, senso de coerência, família desestruturada).
A consequências para os trabalhadores / instituições dessa área devido ao grande índice de depressão podemos citar o desgaste/ tensão no trabalho, prejuízo na saúde física e/ou psíquica , absenteísmo , insatisfação no trabalho Qualidade da assistência prestada – rotatividade.
As estratégias e propostas para a prevenção da depressão no âmbito da área da suade estão a implantação de programas de atenção a saúde dos trabalhadores, gerenciamento adequado do trabalho gerenciamento da depressão do trabalhador, treinamento de chefias/ supervisores , promover clima de trabalho favorável e melhor divisão do trabalho entre um numero adequado de profissionais.
È importante diferenciar a depressão da síndrome de burnout dentro de uma organização. Diferentemente da síndrome de burnout, a depressão acomete o indivíduo globalmente, isto é, em todos os âmbitos de sua vida, não apenas no