Observação da célula animal: mucosa bucal
O termo em português, célula, deriva do latim celula, diminutivo de cella, que significa pequeno compartimento.
A microscopia eletrônica revelou a existência dos dois tipos básicos de célula: procariótica e eucariótica. A principal diferença entre elas é que as células eucarióticas têm o citoplasma repleto de organelas, canais, bolsas e outras estruturas membranosas e, além disso, apresentam a membrana nuclear ou carioteca que permite que o núcleo seja envolvido mantendo a sua organização e estruturação dentro da célula. Já as células procarióticas são mais simples, pois seu citoplasma não apresentam estruturas membranosas e o material genético se encontra disperso no citoplasma, ou seja, não possuem núcleo envolvido por carioteca.
2. OBJETIVOS
* Observar as células da mucosa bucal. * Identificar as estruturas células visíveis ao microscópio. * Identificar a importância do uso de corantes no estudo das estruturas celulares.
3. MATERIAL
Microscópio óptico
Lâminas e lamínulas limpas
Água de torneira
Papel filtro
Espátula descartável
Solução aquosa de azul de metileno a 0.3%
4. PROCEDIMENTO
1. Com a espátula, raspamos levemente a parte interna da mucosa bucal; espalhamos sobre a lâmina o material coletado (esfregaço de células da mucosa bucal). Com o auxílio de um bastão (ou com pipeta), colocamos sobre o esfregaço uma gota de água destilada. Cobrimos com lamínula e observamos ao microscópio. Examinamos ao microscópio em diferentes ampliações e desenhamos. 2. Logo depois, fizemos outro esfregaço de células da mucosa bucal e coramos com azul de metileno. Cobrimos com lamínula. Observamos inicialmente com a objetiva de aumento 4x (anel vermelho), continuando até a objetiva de aumento 40x (anel azul).
5. RESULTADO
a) Célula da mucosa bucal coradas com azul de metileno (Objetiva de 40X).
b) Observações:
Formas das células: arredondadas.
Posição do núcleo: central.
Parte mais