Mucosa Bucal Relatorio
Citologia, ou biologia celular, é a ciência que estuda os vários sistemas celulares, a maneira como as células são reguladas e a compreensão do funcionamento de suas estruturas. A construção dos microscópios ópticos foi um passo decisivo para a descoberta das células, o primeiro a fazer observações microscópicas de materiais biológicos foi o holandês Antonie van Leeuwenhoek (1632-1723), construindo o microscópio simples com apenas uma lente e depois o físico inglês Robert Hooke em 1665, aprimorou o mesmo ganhando mais uma lente, este aparelho ficou conhecido como microscópio óptico composto.
O microscópio óptico tem a função fundamental de fazer com que minúsculos objetos possam ser visto através de suas lentes. Sem ele, seria impossível ver a olho nu determinadas estruturas, tais como as células da mucosa bucal.
Todos os seres vivos são formados por células, e estas são a base para a sobrevivência dos mesmos, já que é nas células que ocorrem a maior parte das reações vitais de um organismo. Por tanto podemos dizer que a célula é uma unidade funcional que estabelece interação entre seus componentes, sob o aspecto fisiológico, biossintético e reprodutivo. A dinâmica celular para a manutenção da vida é regida por um processo de automanutenção, que compreende a modificação de estruturas, a substituição de componentes, de tal forma articulada que garante a sua organização estrutural e funcional.
Assim há muito tempo atrás observou-se que uma única célula poderia constituir um organismo inteiro, como no caso dos protozoários, ou ser uma das muitas, agrupadas e diferenciadas em tecidos e órgãos, para formar um organismo multicelular. Histologia é o ramo da anatomia que estuda os tecidos animais e vegetais. A maioria dos tecidos é formado por células e matriz extracelular. Nesta categoria se enquadram os diferentes tipos de tecidos: epitelial, conjuntivos propriamente ditos, conjuntivos especializados, musculares e nervosos. São formados por células