Análise de obra e autora: anita malfati
ANÁLISE DE OBRA DE ARTE
1. DADOS TÉCNICOS DA OBRA:
- Autor: ANITA MALFATI -Título: O HOMEM DE SETE CORES -Data: 1915/16 - Local onde se encontra: Museu de Arte Brasileira, São Paulo - Técnica material: Carvão e pastel -Dimensão: 60,7cm x 45cm - Movimento: Modernismo
2. COMENTÁRIO:
O quadro retrata uma silhueta cubista amarelada e suja de vermelho, azul e verde, caminha entre bananeiras. Com a cabeça cortada no alto pela extremidade da tela, a obra parece querer mostrar um nacionalismo vigente, apresentando uma versão moderna da “mula sem cabeça" onde as cores da bandeira se sobressaem em folhagens típicas que inserem o Brasil na cultura moderna.
“[...] O artista expressionista transfigura assim todo o espaço. Ele não olha: vê; não narra: vive; não reproduz: recria; não encontra: busca. A concatenação dos fatos – fábricas, casas, doenças, prostitutas, gritos e fome – é substituída por sua transfiguração [...].”
(MICHELI, Mário. As vanguardas artísticas. São Paulo: Martins Fontes, 1991. p. 75.)
3. PESQUISA: AUTORA
Introdução
Anita Malfatti foi uma importante e famosa artista plástica (pintora e desenhista) brasileira. Nasceu na cidade de São Paulo, no dia 2 de dezembro de 1889 e faleceu na mesma cidade, em 6 de novembro de 1964.
Vida e obra
Anita Malfatti era filha de Bety Malfatti (norte-americana de origem alemã) e pai italiano. Por causa de uma atrofia no braço e na mão direita, Anita transformou-se em canhota, utilizando a mão esquerda para pintar. Estudou pintura em escolas de arte na Alemanha e nos Estados Unidos (estudou na Independent School of Art em Nova Iorque). Em sua passagem pela Alemanha, em 1910, entrou em contato com o expressionismo, que a influenciou muito. Já nos Estados Unidos teve