Engenharia civil
MEMORIAL TÉCNICO DESCRITIVO – SOLUÇÕES DE PATOLÓGICAS.
PRÉDIO 3 - URI
RESPONSÁVEIS TÉCNICOS: Raquel Dal Soglio, Rossana S. Hamerski.
MEMORIAL TÉCNICO DESCRITIVO
LOCAL : Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI - Campus de Santo Ângelo.
PRÉDIO : 3
1. GENERALIDADES
As presentes especificações têm por objetivo reparar as patologias existentes na edificação, que se trata de um prédio em alvenaria, de dois pavimentos, com estruturas de concreto armado, coberto com telhas de zinco, situado junto a Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões Campus de Santo Ângelo, localizado na Rua Universidade das Missões, nº 464, zona norte da cidade, realizado a pedido do Sr. Nelson Seidler, professor de Patologia das Construções.
2. SOLUÇÕES ADOTADAS
1. QUANTO ÀS FISSURAS
Primeiramente será feito procedimentos em laboratório para verificar se as fissuras apresentadas são passivas ou ativas. Portanto para saber se a fissura é ativa ou passiva devemos preencher a abertura com selo de gesso. Se fissurar o gesso, indica que ainda há movimentação, ou seja, ela é ativa ao contrario será passiva.
1. FISSURAS ATIVAS
Neste caso existente no prédio 3 poderão ser reparadas com selante elástico ElimineTrinca da marca Selamix, ele é um produto que já vem pronto para aplicação, e não deve ser misturado, nem diluído a qualquer outro produto. Para ter uma ótima solução pra estas fissuras o produto deverá ser aplicado de maneira correta, começando pela raspagem da fissura com um raspador do tipo V. Após a limpeza da fissura, o produto será aplicado com espátula metálica, pressionando o mesmo contra a fissura. Em fissuras maiores será utilizada tela de poliéster da marca Selamix e posteriormente será aplicada nova camada do selante. E por fim será