historia da arte e educação
RESUMO
Retratamos a luta pelo reconhecimento da importância da arte na educação, e após várias experiências através de educadores e pesquisadores dessa área, a inclusão da arte na educação na estrutura curricular, para que todos tenham o direito ao acesso do conhecimento histórico e cultural através da arte, proporcionando o desenvolvimento criativo do ser humano.
Palavras-chave: Arte. Educação. Experiências.
1 INTRODUÇÃO
Descreveremos o processo da compreensão da importância do ensino da arte/educação no Brasil. O papel da arte em vários períodos da historia, através das diferentes linguagens, e seu processo educativo.
Através de pesquisas efetuadas em diversos livros e seus autores, primeiramente explicaremos o percurso da arte/educação desde o descobrimento do Brasil e seus percalços , e a definição das experiências da arte/educação se transformando em lei.
2. HISTÓRIA DA ARTE E EDUCAÇÃO
Dizia Elliot Eisner :
‘A ignorância acerca do passado não é necessariamente virtude, da mesma maneira que o conhecimento do passado não é uma garantia de que os erros não serão repetidos, mas tal conhecimento fornece ao indivíduo os indispensáveis pontos de referencias para analisar o presente e projetar o futuro’.
Na opinião de Mírian Celeste Martins (2010, p. 10) recebemos no passado, várias influências culturais, que foram sendo inseridas na sociedade, gerando a diversidade cultural brasileira, sendo essa singular em cada região dentro do nosso país, através da dança, do teatro, da música, do folclore, nos mostrando em suas manifestações, seus sentimentos e a maneira de ser de um povo, numa miscigenação cultural.
Uma referência importante para a compreensão do ensino da arte no Brasil é a célebre Missão Artística Francesa trazida, em 1816, por dom João VI. Foi criada então, a Academia Imperial de Belas Artes, que, após a proclamação da República, passou a ser chamada de Escola Nacional de Belas-Artes. O ponto