Análise de cargos e perfil profissional
Analisar um cargo significa detalhar o que o cargo exige do seu ocupante em termos de conhecimentos, habilidades e capacidades para que possa desempenhá-lo adequadamente. A análise de cargos procura determinar quais os requisitos físicos e mentais que o ocupante deve possuir, as responsabilidades que o cargo lhe impõem e as condições em que o trabalho deve ser feito. E também se preocupa com as especializações do cargo em relação ao ocupante que deverá preenchê-lo.
Podemos citar três métodos para obtenção de dados a respeito dos cargos, primeiramente devemos elaborar uma entrevista, um questionário e por fim observarmos o ocupante do cargo.
A análise de cargo serve para mapear todo o trabalho realizado dentro da organização. O programa serve para produzir subsídios para o recrutamento e seleção de pessoas, identificar a necessidade de treinamentos, programas de treinamentos e principalmente critérios para as remunerações.
PERFIL PROFISSIONAL
Para obtermos uma avaliação eficaz do perfil profissional de um funcionário é preciso ter cautela, pois basta uma interpretação erronia para levar o funcionário a ocupar um cargo que ele não quer ou não gosta, causando assim insatisfação do mesmo no ambiente organizacional.
Inicialmente é necessário definir as áreas de atuação dentro uma empresa, posteriormente definir as temáticas de cada uma delas. Após devemos definir os cargos que cada categoria deve ter os mais regulamentados e usuais para as classes. E por fim, conhecer o funcionário colhendo informações através de uma simples conversa, assim você saberá as suas perspectivas profissionais.
CONCLUSÃO
Concluímos que, para a implementação de descrição de cargos devemos obter o perfil profissional de cada ocupante da empresa, comparando qualidades e objetivos do funcionário, podemos assim definir qual o perfil ou cargo que melhor o funcionário se enquadra, evitando insatisfação no desempenho das suas