Ciencias de meio ambiente
Fontes:
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/meio-ambiente-poluicao-da-agua/poluicao-da-agua-11.php http://www.todabiologia.com/ecologia/poluicao_da_agua.htm http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Agua http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc10/quimsoc.pdf http://www.brasilescola.com/geografia/agua.htm http://www.arzy.kit.net/clara_agua2.htm Fontes de poluição da água
A água pode conter barro, areia e outras impurezas. Um grande perigo de contaminação da água está, por exemplo, na presença de produtos químicos tóxicos ou microorganismos que tornam a água poluída. Ou seja várias formas de poluição afetam as nossas reservas d’água, podendo estas serem classificadas em biológica, térmica, sedimentar e química. A contaminação biológica resulta da presença de microorganismos patogênicos, especialmente na água potável.
Poluição térmica
A poluição térmica ocorre freqüentemente pelo descarte, nos corpos receptores, de grandes volumes de água aquecida usada no arrefecimento de uma série de processos industriais. O aumento da temperatura da água causa três efeitos deletérios:
• A solubilidade dos gases em água diminui com o aumento da temperatura. Assim, há um decréscimo na quantidade de oxigênio dissolvido na água, prejudicando a respiração dos peixes e de outros animais aquáticos.
• Há uma diminuição do tempo de vida de algumas espécies aquáticas, afetando os ciclos de reprodução.
• Potencializa-se a ação dos poluentes já presentes na água, pelo aumento na velocidade das reações.
Poluição química
Fertilizantes agrícolas. Usados em grandes quantidades para aumentar as colheitas, são arrastados pela irrigação e pelas chuvas para os lençóis subterrâneos, lagos e rios. Eles contêm principalmente os íons NO3 – e PO43.
Quando os fertilizantes e outros nutrientes vegetais entram nas águas paradas de um lago ou em um rio