Clusters
CLUSTER DO GADO E DO LEITE
Concentração Geográfica: situado na Região do Triângulo Mineiro, possui uma agropecuária muito desenvolvida nos municípios de Monte Alegre de Minas, Prata, Tupaciguara, Uberaba e Uberlândia. Conta com 1200 proprietários, que juntos somam 70 mil cabeças de gado bovino leiteiro e emprega em torno de 20% da população.
Variedade de tipos de empresas e Instituições: há muitas empresas de cada tipo, destacando em Uberlândia os produtores de sementes e Uberaba os de melhoramento Genético. Junto a isto existem aquelas que compreendem todos os elos na cadeia produtiva da agropecuária: instituições governamentais e de apoio, fornecedores, produtores, processadores, universidades, jornais e periódicos e outros.
Alta Especialização das empresas e instituições: empresas especializadas em genética, pastos, alimentação animal, manejo de rebanhos, criadores, leilões e diversidades como cursos nestas áreas, porém a especialização recai somente sobre os animais e não há integração ou empresas especializadas no processamento de produtos derivados do leite, o que acaba por dificultar o alinhamento da cadeia à jusante. A região apresenta três grupos especializados no processo produtivo, sendo: 1) O agronegócio do leite, composto por pequenos e médios produtores de leite e agricultura de milho e sorgo para uso local. 2) Novilhas para reprodução, sendo médios e grandes produtores especializados na criação de gado para reprodução, cruzamento genético e criação de raças, concentrado no negócio da comercialização de sêmens e serviços de transferência de embriões e 3) Uma agricultura voltada para forragem animal, com muitas indústrias especializadas em sementes para pastos (gramíneas) e silagem (milho e sorgo). O grupo de produtores está ligado ao grupo de processadores, que captam o leite nas fazendas, transferido-o, através do sistema de cooperativas, pelas multinacionais.
Muitas Empresas de Cada Tipo: este cluster conta com 1200