ciencias do meio ambiente
Aluno: Felipe Almeida
Recife, 24 de Novembro de 2014.
Trabalho referente a aterros sanitários, EIA /RIMA e ISO 14000 e suas importâncias para o meio ambiente. Requisito para obtenção da nota AP2 na cadeira de ciência do meio ambiente lecionada pelos Professores Mauricio Cavalcanti e Laís Oliveira.
Recife, 24 de Novembro de 2014
Apresentação do trabalho
Neste trabalho, vamos falar sobre aterros sanitários, ISS 14000 e a suas importâncias para o meio ambiente e vamos falar também do EIA (Estudo de Impacto Ambiental) e através dele vamos relatar os passos para a execução do relatório (RIMA). Vamos também apresentar suas vantagens e desvantagens.
Resumo
A disposição inadequada de resíduos sólidos, que contamina os recursos hídricos, o solo, o visual do ambiente e atrai catadores, crianças carentes e animais, vetores de doenças, ainda é um problema presente em muitas localidades. Para resolver essa problemática, uma alternativa ambientalmente correta de descarte é o aterro sanitário. O bom desempenho do mesmo, sob os aspectos ambientais, técnicos, econômicos, sociais e de saúde pública, está diretamente ligado a uma adequada escolha da área de implantação, a qual envolve diferenciados critérios. A avaliação de critérios ambientais (características geotécnicas do solo, distância para os recursos hídricos superficiais, distância para os recursos hídricos subterrâneos, potencial hídrico, fauna e flora), de uso e ocupação do solo (titulação da área, distância dos núcleos populacionais, legislação municipal) e operacionais (economia de transporte, vida útil, espessura do solo, disponibilidade de infraestrutura, declividade) deve ser observada buscando satisfazê-los. Neste trabalho, vamos relatar a importância dos aterros sanitários no meio ambiente.
Sumário
1.0 Introduçao