ANÁLISE DA INSERÇÃO DA MULHER NO MERCADO DE TRABALHO EM CARGOS DE LIDERANÇA
1 INTRODUÇÃO 4
2 objetivos 6
3 metodologia 7
4 Referencial teórico 9 REFERÊNCIAS 12 BARROS, Aidil Jesus da Silveira; LEHFELD, Neide Aparecida de Souza. Fundamentos da metodologia científica. 3ª edição. São Paulo: Pearson, 2007. 12 KEHL, Maria Rita. A mínima diferença: masculino e feminino na cultura. Rio de Janeiro: Imago, 1996. 12
1 INTRODUÇÃO
O ambiente empresarial atual exige das empresas resultados cada vez mais efetivos dos recursos que são colocados à disposição dos gerentes e administradores das organizações.
Nesse sentido, a gestão de recursos humanos torna-se uma ferramenta imprescindível para que as empresas alcancem seus objetivos e passem não só sobreviver como também a se destacar nos segmentos em que atuam.
Dentre as áreas envolvidas na gestão de pessoas, um dos aspectos mais importantes diz respeito à inserção da mulher no mercado de trabalho em cargos de liderança.
Segundo Kets de Vries (1997), “as habilidades das mulheres começam muito cedo. A mulher vai analisando o comportamento de sua mãe, e começa a adquirir conceitos sobre a vida, modo de agir, pensar, e conseqüentemente desenvolve muito mais cedo um talento maior de relacionamento. Com o desenvolvimento inter-pessoal na infância, a sensibilidade, a empatia, o compartilhamento e a vontade de ajudar fazem com que a mulher assuma um papel central no mundo inteiro”.
O presente estudo pretende analisar o processo de inserção da mulher no mercado de trabalho em cargos de liderança em uma rede de supermercados na cidade de Londrina.
Pretende-se discutir o ingresso, desenvolvimento e dificuldades que a mulher enfrenta nesse mercado atual e como as empresas estão trabalhando nesse novo aspecto.
Estudar esse assunto torna-se importante porque a tendência é que cada vez mais as mulheres desenvolvam atividades que eram