ANÁLISE CRÍTICA – DOCUMENTÁRIO: “PRO DIA NASCER FELIZ”
FRANCIELE NOVELLO DA SILVA
DIREÇÃO: JOÃO JARDIM
TAMBELINI FILMES
VERSÃO COM VINHETAS
05/05/2007
88’ 20’’
Na exposição do documentário, foi possível verificar a grande variação de realidades na educação existentes no Brasil, e até mesmo de acordo com as regiões demograficamente delimitadas.
Assim, em um primeiro momento, na região Nordeste do país, mais especificamente na cidade de Pernambuco, apresentaram uma escola de Magistério em uma cidade extremamente pobre, com dificuldades de infra-estrutura (física, econômica, índice de desenvolvimento humano baixo), e consequentemente na educação. Algo que vale a pena divulgar, é que nas duas semanas de gravação, a aluna que em questão foi entrevistada, foi à aula apenas duas vezes, pois o transporte disponibilizado pela prefeitura tem constantes defeitos, e a distância entre a casa dela e a escola são 30 kilômetros.
Além disso, ainda examinamos a educação da Periferia do Rio de Janeiro, na cidade de Duque de Caxias, onde o que mais chamou a atenção foi a reunião dos professores, onde uns defendem e outros não a aprovação de um aluno, e no que isso afetaria os interesses da escola. Influencias como drogas, crimes, etc, fazem parte da vida dos alunos.
Já em São Paulo, Sudeste do Brasil, vemos uma escola pública em que seu maior problema é a falta de professores, que nos quais tem problemas com a parte psiquiátrica da profissão. A frase desse momento foi de uma professora que disse: “‘Tá’ Todo mundo cansado de ouvir quais são os problemas da educação, mas ninguém faz nada.”! Você vê alunos com sonhos dilacerados pelos pais, pela sociedade, pelo sistema. Num outro lado da cidade, da situação e da realidade sócio-econômica, em um colégio particular, deixou claro o abismo que existe na educação influenciado pelo dinheiro. As pressões e os obstáculos enfrentados são completamente distintos. A preocupação dos alunos não está no que vão ter pra