tecnica dietetica
CURSO DE NUTRIÇÃO
PESOS E MEDIDAS DE ALIMENTOS
Disciplina: Técnica e Dietética I
VILA VELHA
10 de agosto de 2012
PESOS E MEDIDAS DE ALIMENTOS
Trabalho acadêmico apresentado como requisito parcial de avaliação de 1º bimestre da disciplina de Técnica e Dietética I do Curso de Nutrição da Universidade Vila Velha – UVV.
VILA VELHA
10 de agosto de 2012
1 INTRODUÇÃO (COM CITAÇÕES, COERÊNCIA, GERALMENTE MAIS DE UMA PÁGINA)
Para que uma preparação culinária seja realizada com sucesso, vários fatores são importantes, tais como tipo e utensílio, temperatura e tempo de preparo, além da qualidade e quantidade dos ingredientes. A reprodução dessas condições garantirá a obtenção de resultados semelhantes a cada repetição de receita e protocolo, mesmo quando elaborados diversas vezes e por pessoas diferentes. (TUCUNDUCA, 2010, p. 11).
Quando se executa uma receita é indispensável que os ingredientes sejam medidos com precisão. Existem instrumentos com capacidade de medidas padronizadas, como balança, proveta, Becker, litros ou recipientes graduados que facilitem a medição dos alimentos. Outra forma é a utilização de medidas caseiras, como xícaras, colheres, copos, pires. Como estes recipientes são de diferentes tamanhos, podem ocorrer variações nas medidas dos ingredientes. Tais variações podem ser minimizadas, desde que o método seja cuidadosamente padronizado.
A preparação de alimentos na cozinha doméstica é feita geralmente em forma empírica, obedecendo às normas tradicionais e tendo como finalidade maior, agradar. (ORNELAS, 1995, p. 3.)
Lipídios ou gorduras fazem parte de alimentos naturais, quer de origem animal (gorduras de carnes, manteiga do leite, lecitina da gema de ovo, etc.), quer de origem vegetal (óleos e azeites de sementes e frutos), representados por uma larga variedade de produtos comerciais. ((ORNELAS, 1995,