Resenha crítica do documentário "Pro dia nascer feliz"
CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
DISCIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO I
PROFESSORA: ADRIANA DE SOUSA LIMA
CURSO: LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
DATA: 15/05/2014
RESENHA CRÍTICA DO DOCUMENTÁRIO “PRO DIA NASCER FELIZ ”
DIEGO MAIA DE OLIVEIRA
TERESINA-PI
2014
DOCUMENTÁRIO: PRO DIA NASCER FELIZ
A produção “Pro dia nascer feliz”, com direção, edição e roteiro de João Jardim, distribuído pela Copacabana Filmes e Produções e produzido pela Tambellini Filmes, Fogo Azul Filmes e Globo Filmes no ano de 2007 é um documentário nacional sobre a situação educacional brasileira.
Nessa obra cinematográfica são abordados os diferentes problemas encontrados em escolas públicas de todo o país. Foram visitadas escolas de diferentes regiões do Brasil para que fosse perceptível a variação dos problemas enfrentados por alunos e professores. Na Escola Estadual Coronel Sousa Neto, em Manari-PE, o principal problema é a falta de água, que impede a regularidade das aulas. Já na Escola Estadual Dias Lima, em Inajá-PE, o fato que atrapalha a frequência dos alunos é o transporte de má qualidade em ônibus sucateados, o que intensifica o desinteresse dos alunos pelas aulas. A Escola Estadual Guadalajara, em Duque de Caxias-RJ, no entanto, enfrenta problemas mais voltados ao comportamento dos alunos e desmotivação dos professores, que tentam aprovar os primeiros mesmo que estes não estejam aptos a avançar de nível escolar. Contrastando com essas escolas, está o Colégio Santa Cruz, no bairro Alto de Pinheiros, em São Paulo. Esse último é uma instituição particular onde estudam jovens de classe média alta. Em cada escola, foram ouvidos professores e alunos para identificar suas perspectivas de como enxergam a escola da qual fazem parte.
O documentário apresenta como pontos positivos a possibilidade de ser feita uma comparação entre o modelo de escola pública e particular, não só na forma de avaliação,