As organizações sociais no brasil
Analisando o modelo de Organização Social no Brasil, percebemos que até hoje predomina o modelo da dominância que é mantido por pequenos grupos sociais que dominam os meios de produção usando muitas vezes de violência física e/ou psicológica.
Este trabalho tem por objetivo observar as distribuições das Organizações Sociais do Brasil analisando as informações obtidas com os dados socioeconômicos e comparando os mesmos com os desequilíbrios regionais e desigualdade sociais, ressaltando a importância das organizações sociais para a introdução e direcionamento de atividades inovadoras no sistema econômico-social. Seguindo as importantes contribuições de Putnam, “que define capital social como conjunto de características da organização social, como confiança, normas, e sistemas que contribuem para aumentar a eficiência da sociedade, facilitando as ações coordenadas”.
Para o desenvolvimento deste trabalho foram analisados três filmes que retratam a realidade social de crianças e adolescentes, bem como as estratégias de atuação acerca do papel do assistente social com crianças e adolescentes em diversas situações.
FILME: “PRO DIA NASCER FELIZ” FICHA TÉCNICA
Título Original: Pro dia nascer feliz
Gênero: Documentário
Ano de Lançamento: 2006 – Brasil
Direção/ Roteiro/ Edição: João Jardim
O filme “Pro dia nascer feliz” flagra o dia a dia de seis escolas e penetra no cotidiano de alunos e professores de São Paulo, Pernambuco e Rio de Janeiro. Em formato de documentário, mostra entrevistas intercaladas com sequencias de observações do ambiente das escolas. Sem exercer interferência direta, a câmera mostra salas de aula, pátios, banheiros em situações bem precárias. Testemunha uma reunião de conselho de classe, flagrando professores sem estrutura psicopedagógico para lidar com a problemática curricular de alguns alunos, além de documentar momentos de relativa intimidade pessoal. O