APOSTILA Gestao Social e Ambiental 11
Esta unidade pretende discutir a gênese do terceiro setor ou organizações não governamentais no Brasil, tendo como enfoque as seguintes questões: a construção de políticas públicas voltadas para as áreas sociais por parte do Estado, na condição de resposta aos anseios da sociedade civil, mediada pelo terceiro setor; a necessidade de capacitação e treinamento de gestores para o terceiro setor, efetuada pelas escolas de Administração; a gestão social como área de conhecimento fundamental para a formação desses novos profissionais.
Objetivo
Ao estudar esta unidade de aprendizagem, você poderá:
●●Compreender, historicamente, a emergência do terceiro setor no Brasil;
●●Analisar, criticamente, a relação entre políticas sociais e terceiro setor;
●●Discutir o surgimento da gestão social na qualidade de área de conhecimento destinado para a formação do gestor de organizações não governamentais ou do terceiro setor.
Tópicos Abordados
No decorrer deste material você conhecerá diferentes temas. Confira abaixo:
●●Políticas sociais;
●●Terceiro setor;
●●Gestor social;
●●Público e privado no Brasil.
Políticas sociais e o surgimento do terceiro setor no Brasil
109
UNIDADE 11
Gestão Social e Ambiental
Políticas Sociais
Nos países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento, a necessidade de criação de políticas destinadas na amenização ou resolução dos problemas sociais é imprescindível.
No Brasil, desde os anos 1930, com Getúlio Vargas, a preocupação com a área social, por parte do Estado foi intensa. A criação de políticas assistencialistas, para as camadas mais baixas da população, cujo objetivo era minimizar os problemas sociais, desde o governo de Vargas, promoveu na sociedade uma mistura de paternalismo por parte do Estado (ou seja, a idéia de dar aos pobres aquilo que mais necessitam) e, por outro lado, apontou a ineficiência do mesmo Estado em resolver definitivamente os problemas sociais mais graves da sociedade.
Importante
É importante destacar que,